Serenata

Noites de serenata em São Luis do Paraitinga

Na segunda metade do século XIX uma grande onda musical varreu os principais centros urbanos do país: as serenatas ocuparam noturnamente as ruas recém-iluminadas por lampiões, e firmaram um formato musical que vinha sendo gestado desde o século anterior, na expressão da modinha: a canção.

Cantada com acompanhamento de instrumento, esse formato se popularizou e iria, no século que começaria em breve, se cristalizar nas gravações fonográficas e na execução em rádio do que viria a ser a música brasileira. Carregada de sentimentalismo e executada naquela ocasião basicamente pelas hábeis mãos de violonistas boêmios, sofria influência direta dos poetas românticos, eles próprios serenatistas de primeira linha, movidos pelo ímpeto juvenil acadêmico. Logo o formato moldou as interpretações dos primeiros cantores, que o levaram para dentro dos salões e cafés, tirando a característica de canto a céu aberto e transformando-o na seresta.

Essa nostalgia, por sua vez, é que embala até hoje, as sextas-feiras de São Luis do Paraitinga, que mantem a tradição das serenatas, grande atrativo da cidade. A experiência de caminhar com os músicos pelo Centro Histórico, entre os casarões e suas janelas, cantar, tocar um instrumento e apreciar a beleza da musicalidade de São Luiz do Paraitinga é única, aberta a todos os amantes da boa música.

Compra Antecipada!

Reserve com pelo menos 60 dias de antecedência e obtenha 12% de desconto.

Diárias a partir de

R$ 514

em até 10X

Ver Detalhes

São Luiz do Paraitinga, do natural ao cultural

O que fazer em São Luiz do Paraitinga, a mais brasileira das cidades paulistas? Do natural ao… ...

Saiba Mais

Serenata

Noites de serenata em São Luis do ParaitingaNa segunda metade do século XIX uma grande onda… ...

Saiba Mais

Memória

    Saiu a escola, entrou a biblioteca, ficou a saudade!         … ...

Saiba Mais
Ver mais notícias