Festa do Saci – São Luis do Paraitinga

Criada por um grupo de amigos da ONG SOSACI, a festa tem por objetivo preservar a cultura e folclore brasileiro divulgando o saci e seus amigos, para combater a propagação da cultura do Halloween, mais conhecida pelos Luizenses como “raloim”.Não por acaso, a abóbora, símbolo da festa norte-americana, virou prato típico servido com carne seca.
O evento acontece anualmente, desde 2003, no final de semana que antecede o dia 31 de outubro, oficialmente chamado em São Luis do Paraitinga, o Dia do Saci e seus amigos.
A festa do Saci e Seus Amigos é mais do que um evento folclórico”, é, na verdade, uma afirmação da identidade caipira Luizense, que ajuda a proteger a cultura popular brasileira, contra a invasão cultural estrangeira.
São atrativos da festa as oficinas de máscaras para as crianças, o desfile do bloco do Saci, a Saciata – passeata com gorrinhos vermelhos, o passeio de bicicletas “saciclista”, shows musicais, apresentações teatrais sobre o folclore brasileiro, lançamentos de livros, roda de contos folclóricos e seminário sobre a cultura caipira.
Vale a pena conferir!